A influência trazida do Oriente é muito forte na música e na dança cigana. A música e a dança cigana possuem influências hindus, húngaras, russas, árabes e espanholas. Mas a maior influência nas artes ciganas, dos últimos séculos, é, sem dúvida, espanhola, reflectida no ritmo dos ciganos espanhóis que criaram um novo estilo baseado no Flamenco.
Os Ciganos, chegados à Andaluzia no século XV, vieram do Norte da Índia, fugindo d guerras e dos invasores estrangeiros. O primeiro documento data a entrada dos Ciganos na Espanha em 1447. Esse grupo chamava-se a si mesmos “Ruma Calk” (que significa homem dos tempos) e falavam o calo. Eles trouxeram a musica, a dança, as palmas, as batidas dos pés e o ritmo quente do “Flamenco”, tanto que essa palavra vem do árabe “Felco” (camponês) e “Mengu” (fugitivo) e passou a ser sinónimo de “Cigano Andaluz” a partir do século XVIII.
Tanto a musica como a dança cigana sempre exerceram fascínio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. No entanto, e apesar dos sucessos dos seus músicos e poetas, os Ciganos sempre encontraram dificuldades em viver quotidianamente a sua tradição plurissecular do nomadismo e da viagem.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)