No passado dia 13 de Maio de 2009, o projecto Encontros (ADC Moura) desafiou todos os técnicos de intervenção sócio-educativa e a todos os membros das duas comunidades em questão (cigana e não cigana) a participarem num workshop sobre a Cultura Cigana, dirigido pela formadora Olga Mariano (presidente da Associação de Mulheres Ciganas Portuguesas - AMUCIP) na Adega da Mantana, em Moura.
A formadora iniciou a sessão com um jogo, o jogo da bola, com dois objectivos: o primeiro lugar, "quebrar o gelo" e conhecer todos os intervenientes; e, em segundo lugar, fazer um paralelismo entre os sentimentos de confusão e contrariedade sentidos pelo público no decorrer do jogo com esses mesmos sentimentos sentidos pelos meninos ciganos nas suas primeiras experiências com o contexto escolar. Esta foi uma forma bastante positiva de conseguir a participação de todos e de chamar a atenção para a questao dos meninos ciganos na Escola.
Com o objectivo de proporcionar conhecimento e competências sobre a Cultura e Comunidade Cigana, muitos foram os que responderam ao desafio e se reuniram para falar e ouvir falar de experiências e vivências com esta comunidade no decorrer do seu trabalho no terreno e para ficar a conhecer melhor os elementos centrais da Cultura Cigana.
No decorrer da sessão foram abordados os mais diversos temas da Cultura Cigana que influenciam, directa e indirectamente, o trabalho dos técnicos com esta comunidade. Da história e origens deste povo ao casamento, passando pelo luto, pelos trajes, pela questão do "Tribunal Cigano", pelo trabalho e educação até à familia, inúmeros foram os prismas da Cultura Cigana que foram expostos e discutidos por todos os presentes.
Todos os intervenientes contribuiram para o enriquecimento da formação, através de testemunhos próprios, e para o esclarecimento de dúvidas com que se deparam no trabalho com esta comunidade. O final da sessão foi pautado pela discussão de um conjunto de directrizes de apoio ao trabalho com a comunidade cigana.