Em Março de 2011, termina o curso de alfabetização de adultos que decorreu na Póvoa de São Miguel durante 5 meses. O projecto foi promovido pelo Agrupamento de Escolas de Amareleja, em articulação com a ADCMoura, e contou com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa de São Miguel, que disponibilizou uma sala e algum material.
Desde que o projecto Encontros está a trabalhar com as comunidades da Póvoa de São Miguel e do Sobral da Adiça, a necessidade mais gritante que se levantou foi na área da educação. Os adultos das comunidades ciganas rurais são na sua maioria analfabetos, e solicitam regularmente oferta formativa em competências literárias básicas. Em 2010, o agrupamento de escolas de Amareleja respondeu a este desafio, candidatando dois cursos de alfabetização de adultos junto da Direcção Regional de Educação do Alentejo - um para a comunidade da Póvoa de São Miguel e outro para a de Amareleja - e contactou uma professora experimentada na educação de adultos para dar as aulas.
A 15 de Outubro de 2010, começava então a aventura!
No primeiro dia de aulas na Póvoa de São Miguel, não chegaram as cadeiras para os alunos se sentarem, tão grande foi a afluência. Tiveram que desistir algumas pessoas, esperando que a iniciativa se repetisse muito breve. Ficaram então 15 alunos.
Muito entusiasmados, os alunos foram sempre assíduos e dedicados. Segundo a professora, fizeram grandes progressos, e quase todos atingiram as suas expectativas: adquirir noções de leitura e escrita, ou validar as competências de 4º ano do Ensino Básico, ou ainda dotar-se de ferramentas concretas para o seu quotidiano.
Aliciados pelo aumento do seu conhecimento, por terem feito progressos rápidos, por verem a professora satisfeita pelos seus resultados, os alunos solicitaram que a experiência fosse repetida.
No seu acompanhamento às comunidades, o projecto Encontros realizou um pequeno filme juntando os testemunhos de alguns dos alunos, de que passamos a citar alguns excertos:
“- A escola à noite é muito boa, abre a mente.
- Assim já posso ajudar os rapazes nos trabalhos de casa.
- Este aqui, até conseguia ler. Mas quando acabava, não era capaz de dizer nada do que tinha lido! Agora sim, depois de ler, pode explicar à gente tudo o que leu.
- Agora consigo ler as placas, o jornal, até posso tirar a carta e fazer a minha vida melhor.
Este tipo de intervenção é o que chamamos “medidas especiais de educação”. São projectos dirigidos a uma comunidade particular, com o objectivo de aumentar as suas competências e facilitar a sua integração na comunidade maioritária.
A implementação de iniciativas deste cariz é uma das prioridades das diferentes instituições que trabalham junto das comunidades ciganas.
O curso de alfabetização de adultos da Póvoa de São Miguel é um caso de sucesso, que demonstra que quando participadas pelos próprios destinatários, as medidas de integração social têm um impacto grande e positivo na comunidade.
Aproveitamos esta oportunidade para lembrar que existem no território mais comunidades ciganas nesta situação, a quem a medida de alfabetização de adultos se encontra totalmente ajustada.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)