"Por cima o Céu, por baixo a Terra, no meio os Ciganos"

(provérbio Cigano)

segunda-feira, 28 de março de 2011

PIEF nas Pias

Numa aula de Formação Vocacional da turma PIEF surgiu a pergunta: “Porque vem à escola?”. Com uma máquina de filmar, e a partir de uma brincadeira, fomos perguntando a alunos e professores, o que os trazia àquela sala.
Uns dizeram esperar aprender “a ler, a escrever, a tirar a carta”, outros ajudar os pais nas viagens lendo as placas na estrada, outros ainda referem apenas querer aprender. Os professores dizem ter encontrado nesta turma uma nova forma de dar aulas, de criar relação com os alunos e de se deixar motivar pelas suas aprendizagens.
A turma PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) de Pias, em funcionamento na Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância de Pias, integra-se no Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC) e tem como especificidade a grande flexibilidade e capacidade de adaptação a cada aluno. Nesta turma o ajuste é permanente. O trabalho começa na relação com cada aluno, e parte do conhecimento das suas capacidades e interesses para o ensino-aprendizagem.
E foi do conhecimento da realidade dos jovens, todos de etnia cigana, que partiu o trabalho desenvolvido. Através da pesquisa e estudo da cultura cigana foram realizados vários trabalhos. No sentido de melhor (dar a) conhecer as tradições da cultura foi realizado o filme “A comunidade cigana”, que documenta alguns aspectos essenciais da vida dos alunos e suas famílias, como a tradição do casamento, da família, a perspectiva sobre a escola, a gastronomia, entre outros. Foi ainda elaborado o livro “A história do povo cigano”, onde página a página se pode ler a história do povo, ilustrada por quem vê de dentro. Nós, adultos, começámos por aprender, para depois poder ensinar.
Ao longo do ano, um dos projectos que temos desenvolvido é a construção e narração de estórias. «Uma história sem “h” surge da necessidade de trabalhar a escrita e interpretação de textos com os alunos . “Quantos queres?”. Foi assim que começou a primeira estória; a partir de vários quantos-queres, fomos respondendo às questões “onde começa a tua história?”, “quem é o teu herói?”, e em três grupos surgiram estórias com heróis e vilões, acontecimentos perturba
dores, enredos e desenrolares variados. Outra estória surgiu em harmónica. Frase a frase os alunos foram construindo uma estória que se desenrolava a partir da última palavra da anterior, e no fim desenrolou-se o conto em que todos colaboraram. A dramatização da estória “a galinha verde”, colocando em palco os personagens, teve como objectivo treinar a dicção, a projecção de voz, a interpretação de uma personagem. E no fim, ainda demos cartas. De um baralho de cartas que revela os momentos-chave do conto, são dadas cartas que se abrem na mão em jeito de estória. E tem sido através de diferentes métodos que vamos construindo estórias; estórias que ganham voz no palco da nossa sala. Este projecto culmina numa sessão com a convidada Cristina Taquelim, contadora de estórias, que irá narrar uma estória sem “h”. Tal como este, poderiam ter sido identificados outros projectos que vão sendo desenvolvidos na turma PIEF. Por serem usualmente mais conhecidas as actividades extra-curriculares e “fora de grades”, optámos por divulgar um projecto de sala de aula que, adaptado a esta turma, promove o desenvolvimento de competências essenciais como a leitura e escrita.
No dia-a-dia do trabalho com estes jovens, cabe-nos investir e acreditar que a semente lançada produzirá fruto. Sabemos que nunca iremos ver a árvore completamente desenvolvida, mas vemos pequenos rebentos, que vão dando sentido ao trabalho realizado.
Acompanhe o nosso trabalho em ciga-nosempias.tumblr.com, e deixe os seus comentários e sugestões!
Autora: Madalena Santos, Técnica de Intervenção Local do PIEF de Pias

2 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Caros amigos,

deixamos aqui um pouco das nossas alegrias e vitórias

http://cozinhadosvurdons.blogspot.com/2011/04/projeto-kalinka-uma-receita-de-sucesso.html

um abraço

AMSK/BRASIL

cidnet disse...

Muito obrigado, todos os contributos sao preciosos :)

Parabens pelo vosso trabalho.