"Por cima o Céu, por baixo a Terra, no meio os Ciganos"
(provérbio Cigano)
"Conhece-me antes de Me Odiares"
O blogue apresentado insere-se no âmbito do projecto "Encontros", que tem como um dos principais objectivos a inclusão social das Comunidades Ciganas do Concelho de Moura, através da inclusão escolar das crianças. No entanto, e apesar dos longos anos de convivência lado a lado, o desconhecimento por este povo continua uma realidade, devido, essencialmente, a um desinteresse em conhecer novas culturas e maneiras de encarar a vida. Desta forma, este blogue, criado com a ajuda dos meninos de etnia cigana da Escola Básica da Póvoa de São Miguel, é uma forma de dar a conhecer a Cultura Cigana e desmistificar a imagem, geralmente, negativa criada desta Comunidade.
Breve Descrição do Povo Cigano
Os roma, chamados vulgarmente de ciganos, são um povo tradicionalmente nómada, originários do Norte da India e que hoje vivem espalhados pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.
É tempo de ler as linhas da mãos, com sabedoria e altivez, com humildade e disernimento. Se a sorte te visita, não a deixe fugir, Se a tristeza te acompanha, te esforça para recordar os momentos felizes, a sabedoria sempre encontra o caminho, a serenidade sempre recobra os sentidos, a magia sempre ilumina a alma o céu te protejerá por teto, as estrelas por manto, e que a liberdade seja sempre gaiola aberta a guiar serenamente, as estradas que se abrem. Porque são nas linhas da tua mão que se contam as vitórias, que se tece o tempo, que se constroi o presente que se aprende com o passado que se colhe o futuro.
2 comentários:
Imagem posta pelo Lino Martins, Póvoa de São Miguel
É tempo de ler as linhas da mãos, com sabedoria e altivez,
com humildade e disernimento.
Se a sorte te visita,
não a deixe fugir,
Se a tristeza te acompanha,
te esforça para recordar os momentos felizes,
a sabedoria sempre encontra o caminho,
a serenidade sempre recobra os sentidos,
a magia sempre ilumina a alma
o céu te protejerá por teto,
as estrelas por manto,
e que a liberdade seja sempre gaiola aberta
a guiar serenamente,
as estradas que se abrem.
Porque são nas linhas da tua mão
que se contam as vitórias,
que se tece o tempo,
que se constroi o presente
que se aprende com o passado
que se colhe o futuro.
FELIZ 2012
COZINHA DOS VURDÓNS
Enviar um comentário