"Por cima o Céu, por baixo a Terra, no meio os Ciganos"

(provérbio Cigano)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Internacional dos Ciganos


No passado dia 8 de Abril comemorou-se o dia internacional dos ciganos. Várias foram as iniciativas postas em marcha para assinalar este dia.

Em Lisboa teve lugar o Fórum Ibérico sobre a etnia cigana nos dias 8 e 9 na Fundação Calouste Gulbenkian, promovido pela Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos , Associação Cigana de Leiria, Federação Calhim Portuguesa e Asociación La Frontera.

Este fórum tinha como objectivos principais: 1. analisar a conjuntura da etnia cigana em Portugal e em Espanha; 2. motivar os agentes económicos e sociais e da administração pública para a implementação continuada e eficaz de soluções consensuais; 3. capacitar as Federações e Associações de Ciganos.

O projecto Encontros dado que trabalha com comunidades ciganas no sentido da sua inclusão escolar e social fez-se representar neste evento e aqui teve oportunidade de conhecer e reflectir sobre projectos para a integração destas comunidades e sobre os relatórios e politicas públicas de vários países na área.

O tema da escolarização destas comunidades, que têm níveis de literacia muito inferiores aos da comunidade no geral, é um tema caro e que mereceu um especial destaque durante este fórum. Foram assinaladas várias abordagens para a sensibilização à escolarização da comunidade cigana tais como: inclusão de mediadores ciganos nas escolas, existência de ATLs junto aos locais de vida destas crianças, introdução nos programas escolares de referência à história dos ciganos e aproximação entre professores e pais ciganos.

A par desta iniciativa a Segunda Cimeira Europeia dedicada à Inclusão do Povo Cigano realizou-se em Córdoba, Espanha, como um evento-chave da presidência espanhola do Conselho Europeu. Os debates focaram-se sobre os últimos desenvolvimentos da questão dos ciganos a nível europeu, em particular aos resultados de duas reuniões da Plataforma Europeia para a Inclusão do Povo Cigano e aos 10 princípios básicos comuns para a inclusão dos ciganos (Junho 2009).

Estes eventos a nível europeu, ibérico e nacional podem incrementar a partilha de experiências entre vários países que têm cidadãos ciganos e ser uma alavanca para a definição conjunta de estratégias concertadas, de longo prazo e adaptadas para a promoção da inclusão de comunidades ciganas. Assim esperamos que as consequências das mesmas se reflictam no caminho de aproximação entre comunidades ciganas e não ciganas aqui no nosso concelho.

Sem comentários: