"Por cima o Céu, por baixo a Terra, no meio os Ciganos"

(provérbio Cigano)

terça-feira, 13 de abril de 2010

"Encontros" na Quarta Geração do Programa Escolhas

Desde Janeiro de 2010 que o projecto "Encontros" desenvolve as suas actividades inserido na Quarta Geração do Programa Escolhas.
Sempre com a inclusão social da comunidade cigana rural do concelho de Moura, nomeadamente nas freguesias da Povoa de São Miguel e do Sobral d'Adiça, como um dos horizontes de trabalho, o projecto tem vindo a alargar o seu campo de acção, abrangendo diferentes públicos-alvo.
Para esta nova etapa, a equipa de trabalho conta com um novo reforço, o do Dinamizador Comunitário, ou seja, um elemento da comunidade cigana que desenvolve actividades com crianças, jovens e adultos da referida comunidade promovendo o dialogo intercultural e as competências pessoais e sociais de cada um como pertencendo a um grupo especifico mas também como inseridos numa comunidade maioritária; é igualmente uma ponte entre as duas comunidades.
Nesta geração, o projecto "Encontros" passou do recreio para a sala de aula, ao desenvolver actividades pedagógicas neste contexto, onde crianças ciganas e não ciganas interagem em trabalhos de grupo num ambiente de interajuda.
Por outro lado, tem sido de larga importância as reuniões com as mulheres ciganas no seio da sua comunidade, formando grupos de trabalho, de debate e de esclarecimento de dúvidas; é abordado um leque de temas que passa pela saúde, pela educação, pelas aspirações pessoais e sociais e pelo planeamento familiar entre muitos outros, que as pode apoiar no seu dia-a-dia e na sua autonomia enquanto cidadãs; para esta actividade o projecto conta a ajuda de um médica, que junto com os elementos femininos da equipa dinamizam estas reuniões.
Assim, o projecto "Encontros" continua a desenvolver um suporte de máxima relevância na inclusao social da comunidade cigana neste concelho e no despertar da sociedade para as dificuldades que esta vive.

Sem comentários: