"Por cima o Céu, por baixo a Terra, no meio os Ciganos"

(provérbio Cigano)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Natal Cigano

O Natal da comunidade cigana é conhecido como sendo uma festa muito importante, cujas comemorações, semelhantes aos casamentos, podem chegar a prolongar-se entre 3 a 5 dias.


No Natal, os ciganos "põem a mesa" no chão, sobre uma toalha branca, como manda a sua tradição. Na consoada não se come carne. Estas só podem ser comidas a partir da meia noite de dia 24 de Dezembro. O último dia é o dia do rapa, dia em que se deve comer todos os restos de comida.


A mesa farta é um dos requisitos da época, pelo que a confecção dos diferentes pratos aprisionam as mulheres durante horas na cozinha. Para além do bacalhau cozido com couves e batatas, nao falta, igualmente, o bacalhau frito, a feijoada, conhecida por "Guizo" e as frutas.


No dia de Natal, as mesas enchem-se com cabrito assado e batata assada, carne guizada com batata cozida, grão cozido com massa, saladas de fruta e pudins.


Iguarias destinadas não só aos convidados, como também a todos os que quiserem aparecer. É habitual os ciganos andarem de casa em casa, um bocado em cada mesa, a pedirem a benção ao cigano mais velho.


Tratando-se de um povo tão alegre, a música e a dança são coisas que nunca podem faltar nestes festejos.

Sem comentários: