"Por cima o Céu, por baixo a Terra, no meio os Ciganos"

(provérbio Cigano)

segunda-feira, 28 de março de 2011

PIEF no Sobral D'Adiça

O PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) é um projecto do PIEC (Programa de Inclusão e Cidadania) que se encontra a funcionar na Freguesia do Sobral da Adiça, com uma turma de 8 alunos pertencentes à comunidade cigana com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, que pretendem alcançar o 2º ciclo.
Com este jovens, a Equipa Técnico-Pedagógica procura promover a aquisição de conhecimentos e de hábitos de vida saudável e cidadania, nomeadamente ao nível da higiene oral, pessoal, puericultura. Também pretendemos estimular o desenvolvimento no domínio nas áreas vocacionais da costura e cozinha, visto terem sido áreas de interesse que vão ao encontro dos gostos e preocupações manifestados pelos jovens. Para além destas áreas, os alunos frequentam aulas de Português, Matemática, Homem e Ambiente, Língua Estrangeira, Expressão Artística e Educação Física, onde adquirem conhecimentos e competências integrados nestas disciplinas.
O programa de trabalho dos alunos é constituído por variadas temáticas, com inúmeras actividades realizadas, tais como teatro de sombras, dança e teatro de fantoches na festa de Natal, participação no concurso da Escola com um chapéu sobre o Hallowen; confecção de doce de abóbora, abertura de concurso para os PIEF do Baixo Alentejo sobre a construção de uma árvore de natal com pacotes de leite, visita aos Bombeiros Voluntários de Moura e Biblioteca Municipal de Moura, visita, com os alunos do PIEF de Pias, ao Lagar de Brinches, elaboração de uma bandeira para comemorar os 21 anos da Convenção dos Direitos da Criança. Para acções de sensibilização, o PIEF de Sobral pôde contar com a parceria de vários profissionais, como uma Enfermeira e Higienista Oral do Centro de Saúde de Moura, para ensinar cuidados básicos de higiene pessoal dos adultos e bebés e saúde oral. Os alunos receberam a visita da Psicóloga da Associação de Mulheres do Concelho de Moura e as Técnicas do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e Família) do Agrupamento de Escolas de Moura, que lhes transmitiram noções no domínio dos afectos, atitudes e comportamentos sociais.
Aquando da vista ao Posto da Guarda Nacional Republicana de Moura os alunos elaboraram o seguinte texto:

“No dia 13 de Janeiro, quinta-feira, a turma do 6º PIEF do Sobral da Adiça, juntamente com a técnica da ADCMoura, chegou ao Posto da G.N.R de Moura, onde antes era o antigo Convento de São Francisco. Eram dez horas e trinta minutos quando chegámos, fomos logo recebidos de forma acolhedora por dois militares da G.N.R.. Levaram-nos a conhecer várias salas; a sala de comunicação; sala de atendimento às vitimas e a sala onde vimos um vídeo sobre a Prevenção Rodoviária. Em seguida fomos conduzidos ao ginásio, onde os militares da G.N.R se preparam fisicamente para o bom exercício e desempenho das suas funções. Depois entrámos numa sala que tinha muitos troféus e armas antigas - era a sala do Capitão. Vimos também exposto o prémio de boas práticas, a nível Nacional, ganho pela G.N.R de Moura. No final tirámos algumas fotografias nas motas de todo-o-terreno utilizadas para vigilância dos espaços rurais. A turma do 6º PIEF agradece o transporte disponibilizado pela ADCMouramilitares da G.N.R de Moura”.
O balanço que a Equipa Técnico Pedagógica faz do 1º período de trabalho com estes jovens é positivo, porque os alunos tem sido assíduos, empenhados e esforçados. Os pais estão felizes com a participação dos seus filhos, reconhecendo o valor deste projecto.
Com tudo isto pretendemos o desenvolvimento integral dos alunos a nível psicológico, sócio-afectivo, físico, cultural e a sua integração na sociedade estimulando a consciência dos alunos e seus familiares para a importância da educação respeitando os seus princípios culturais.

1 comentário:

www.amsk.org.br disse...

Ando feliz de passar aqui, de saber das coisas que dão certo. É um alívio muito grande. Parabéns a todos...

com carinho,

Cozinha dos Vurdóns